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04 AGO Alunos da iniciação científica do ensino médio Sigma selecionados para a Fenecit

Alunos da iniciação científica do ensino médio Sigma selecionados para a Fenecit


Alunos do ensino médio do Colégio Sigma foram selecionados para participar da edição 2023 da Fenecit - Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia. O evento, um dos maiores de iniciação científica no Brasil, será de 26 a 30 de setembro em Recife (PE).

Sob orientação do professor Fábio Bruschi - premiado como “professor inspirador”  pela Google Science Fair -, foram selecionados os trabalhos de Beatriz Paz (Avaliação do Nível de Estresse e Ansiedade Frente a Provas e Vestibulares de Acordo com Aspectos Sociodemográficos), Clarice Avansini Rosa (História dos Trabalhadores do Café no Norte do Paraná, Antes de Depois da Geada Negra) e João Paulo Massoni e José Alexandre Dutra (Produção e Avaliação Bromatológica de uma Multimistura Nutritiva a Partir de Resíduos Orgânicos). 

Iniciação científica em destaque

Bruschi é pioneiro na implantação e gerenciamento de projetos de iniciação científica em escolas de ensino médio em Londrina e trouxe ao Sigma toda a expertise desenvolvida ao longo de quase duas décadas no ensino de ciências. Os três estudantes integram o projeto desde o início de 2023 e desenvolvem as pesquisas com base em temas da própria escolha.

“Participar de feiras faz parte da cultura de fazer ciência que estamos desenvolvendo no Sigma. No projeto,levantamos a área de interesse de cada um e buscamos alternativas para problemas reais, estruturados dentro do método científico. As ideias começam no Sigma para ganhar o mundo.”

Conheça a iniciação científica no Ensino Médio do Sigma

A iniciação científica no Colégio Sigma é pautada por regras claras. Os projetos devem seguir a metodologia científica ou a metodologia de engenharia, registrando procedimentos como esboços, anotações, coletas, testes, resultados e análises, em um Diário de Bordo. 

Os alunos são responsáveis por atender às exigências aplicadas a pesquisas científicas e podem escolher um orientador adulto que tenha experiência em base científica para apoiá-los. No Sigma, o projeto tem convênio com a UTFPR e alguns laboratórios da UEL, onde os alunos podem desenvolver estágios e projetos. 

Todos os projetos devem apresentar:

  • Plano de pesquisa (preparado antes do início do projeto)

  • Relatório do projeto (preparado após a conclusão do projeto)

  • Resumo do projeto (preparado a partir do relatório do projeto)

A equipe do Sigma defende que a iniciação científica no ensino médio torna a escola mais atrativa para os jovens. No projeto, os alunos são incentivados a serem produtores de conhecimento, ao invés de se comportarem apenas como meros espectadores.

“A pesquisa científica na escola desperta o gosto pelo saber e eles são desafiados a usar a pesquisa científica para quebrar um paradigma na estrutura educacional: o professor deixa de ser expositor de informações para ser o orientador do processo”, complementa a diretora pedagógica Sílvia Helena.

Quer desenvolver iniciação científica na escola? Conheça o ensino médio do Sigma! Nossa equipe está à disposição para apresentar a escola, esclarecer dúvidas e negociar as melhores condições de matrícula. Entre em contato pelo whatsapp e agende uma visita!