Loader

Blog

16 JUL Colégio Sigma promove “Oscar” para premiar filmes feitos pelos alunos

Colégio Sigma promove “Oscar” para premiar filmes feitos pelos alunos


O que a cerimônia do Oscar tem a ver com o funcionamento do corpo humano? No curso e colégio Sigma, em Londrina, os professores Leandro Silva/@teachersilva (educação física), Henrique e Kátia (biologia) e Abílio (português) uniram a grande festa do cinema mundial aos conteúdos trabalhados nas disciplinas, ao propor um desafio aos alunos do ensino médio: trabalhar os assuntos das matérias em um curta-metragem. O resultado? Um show de talento e criatividade que culminou com a premiação dos filmes em cinco categorias: : melhor filme, filme mais criativo, melhor edição, melhor conteúdo e melhor edição. Como premiação extra, foi escolhido, também, o melhor teaser.

Leia mais:

Tudo começou quando o professor Leandro fez uma reflexão sobre a importância dos alunos manterem a conexão entre si nesses tempos de pandemia. Consciente, também, de que os exercícios físicos são o “remédio” para muitos problemas de saúde, pediu uma pesquisa sobre as doenças mais recorrentes nas famílias dos estudantes e as principais formas de tratamento e prevenção. O próximo passo foi o desafio de transformar o conhecimento em filmes sobre os sistemas do corpo humano. 

Com ajuda dos professores, os alunos fizeram pesquisas, roteirizaram as histórias, gravaram as cenas e editaram. Depois disso, foi feita uma exibição pela internet para que toda a comunidade Sigma pudesse votar. No total, foram 16 equipes dos primeiro e segundo anos.O resultado surpreendeu e emocionou os professores e a coordenação do Sigma!

“Foi impressionante como eles superaram a vergonha”, destaca o professor Leandro, que elencou entre os objetivos da atividade essa exposição às câmeras. “Na pandemia, eles estão cada vez mais acomodados a não aparecer ou interagir. O resultado foi surpreendente. Os jovens têm uma capacidade incrível e, quando acreditam neles mesmos, florescem”, analisa. 

E o Oscar vai para ….

Um time 100% feminino foi o vencedor na categoria de melhor filme no Oscar do Sigma. As alunas do segundo ano Letícia Salles, Giovana Zanella Gusmão, Maria Angélica de Araújo Dorta e Alice Ruffo fizeram um filme muito criativo para explicar o processo de coagulação do sangue quando nos machucamos. A história contada foi a seguinte: duas amigas saem para dar uma volta de bicicleta sem os equipamentos de segurança, uma delas cai e machuca o joelho e o filme mostra tudo que nosso corpo precisa fazer para o machucado cicatrizar. A história também trouxe a conscientização sobre usar os equipamentos para evitar acidentes. 

Escrever o roteiro, desenvolver o teaser, gravar as cenas e editá-las foram parte importante do trabalho e trouxeram muitas aprendizagens. A maior lição aprendida, entretanto, foi a importância da colaboração e do trabalho em equipe para obter um bom resultado.

As alunas contam que ficaram surpresas e orgulhosas com o resultado. No dia da premiação, a escola propôs que todos se vestissem como se estivessem em uma cerimônia do Oscar, tanto presencialmente como online, e esse foi um momento de muita diversão. Não faltaram vestidos, paletós, maquiagens e olhos delineados para participar da festa!

“Foi uma proposta muito legal que nos incentivou a socializar e melhorar o relacionamento com colegas. Em geral, as escolas não se preocupam com esses aspectos que não estão diretamente ligados aos conteúdos, mas o Sigma é diferente!”, elogiam as vencedoras. 

Confira a premiação completa

Melhor Filme

Alice Ruffo, Giovana Gusmão, Letícia Salles e Maria Angélica Dorta

Sistema Circulatório – Bike

Maior Criatividade

Gabriel Vieira de Melo                                                            

Alimentação/Sedentarimos - Pandemia

Melhor Edição

Sofia Capanema, Camile Geha, Jéssica Oshiro, Lais Fernandes, Talita Rezende, Ana Laura Silva                                                                        

Sistema Respiratório - Pandemia

Melhor Atuação

Gabriel Vieira de Melo                                                            

Alimentação/Sedentarimos – Pandemia

Melhor Conteúdo

Sofia Rico Botura, Gustavo Henrique Zanuto, Vítor Figueiredo de Moraes, Gabriel Della Colleta Fonseca, Vitor Alexandre Kenji

O Paciente Idiagnosticavel

Caio Augusto, Karoline Agnes, Mateus Finger e Natália Moraes

Sistema Respiratório

Premiação extra  - Melhor Teaser por sala

Teaser - Anabolizantes e Suplementos

Davi Osti, Fernanda Souza, Natália do Prado, Nycolle Fernanda, Isadora Casaroto.                                                                                 

Teaser - Sistemas Do Corpo

Anna Beatriz Omotto, Gabriela Palma, Gian Key, Marcella Franco e Yasmin Ribeiro