Loader

Blog

18 JAN Conheça o projeto de iniciação científica no ensino médio do Colégio Sigma

Conheça o projeto de iniciação científica no ensino médio do Colégio Sigma


Os alunos do ensino médio do Colégio Sigma, em Londrina, começam 2023 com novidades! A escola passa a oferecer um exclusivo programa de iniciação científica aos estudantes do 1º ano (e alunos interessados do 2º ano). O objetivo da iniciação científica no ensino médio do Sigma é incentivar o pensamento investigativo e crítico, por meio da aprendizagem do método científico no desenvolvimento de pesquisas de seu interesse. 

Bruschi será o professor responsável pelo programa. Ele é pioneiro na implantação e gerenciamento de projetos de iniciação científica em escolas de ensino médio em Londrina e traz ao Sigma toda a expertise desenvolvida ao longo de quase duas décadas no ensino de ciências. Entre outras conquistas, foi premiado como “professor inspirador”  pela Google Science Fair, uma feira internacional promovida pelo próprio Google. 

Levar nossos alunos para eventos científicos, como feiras de ciências no Brasil e no mundo, aliás, é um dos objetivos do programa de iniciação científica:

“Vamos criar a cultura de fazer ciência no Sigma e pretendemos ter alunos em feiras ainda este ano.”

Para os alunos que se interessarem, Fabio estará disponível no colégio em duas tardes por semana para desenvolver os projetos. 

“Não são projetos prontos. Vamos levantar a área de interesse de cada um e buscar alternativas para problemas reais, estruturados dentro do método científico. As ideias começam no Sigma para ganhar o mundo.”

Conheça a trajetória do professor Fabio Bruschi

 O professor Fabio Bruschi é oceanógrafo com mestrado em biologia. Trabalhar com educação não estava em seus planos quando escolheu o curso universitário, mas ele acabou seduzido pela sala de aula por influência dos pais, que também são professores.

Quando estava no ensino médio, o novo professor do Sigma decidiu estudar oceanografia:

“Eu gostava de biologia marinha e queria morar na praia, por isso, escolhi o curso. Tinha três faculdades no Brasil, naquela época, e acabei optando por estudar em Santa Catarina.”

O curso de oceanografia é um bacharelado com foco na formação de pesquisadores. Ainda na graduação, ele começou a desenvolver pesquisas na área de biologia focadas no desenvolvimento de modelos matemáticos para gerenciamento de populações de peixe. 

“Os modelos permitem, por exemplo, identificar quantos atuns tem em uma região, quantos barcos vão pescá-los e a quantidade de peixes que cada barco poderá pescar, com foco em garantir que a pesca seja sustentável.”

Ao fim da faculdade, ele foi convidado a participar de um projeto da UEL que envolvia modelagem matemática sobre crescimento e decréscimo das populações de peixes no rio Tibagi. A participação neste programa acabou incentivando o mestrado na própria UEL, onde continuou estudando ecologia de pesca. 

“Comecei a dar aulas por causa do mestrado e recebi a proposta de assumir algumas disciplinas no curso de biologia da Unifil, onde fiquei por 12 anos. Uma vez me convidaram para fazer uma palestra em uma escola de ensino médio e acabei sendo chamado para dar aulas na instituição. Fiz o caminho inverso, pois comecei na graduação e cheguei à educação básica.”

 Fabio se descobriu professor de adolescentes e gosta muito de exercer esta profissão. Pela experiência anterior com ensino universitário, entretanto, ele começou a refletir que os estudantes chegam despreparados à graduação e foi aí que surgiu a ideia de investir em iniciação científica na educação básica. O projeto pioneiro desenvolvido por ele, aliás, teve o aval da coordenadora pedagógica do Sigma, Silvia Helena, com quem Fabio trabalhou por vários anos. 

“Sempre foquei em formar no ensino médio o aluno que eu gostaria de receber na universidade: mais crítico e capaz de lidar com problemas reais.”

Diante de tanta notícia boa, alunos do ensino médio podem se preparar: em 2023 vai ter muita ciência na nossa escola! 

Conheça o ensino médio do Sigma! Nossa equipe está à disposição para apresentar a escola, esclarecer dúvidas e negociar as melhores condições de matrícula. Entre em contato pelo whatsapp e agende uma visita!