Loader

Blog

10 SET Escolha da faculdade: profissionais compartilham experiências no Circuito de Profissões Sigma

Escolha da faculdade: profissionais compartilham experiências no Circuito de Profissões Sigma


Medicina, arquitetura, design, direito, pedagogia, psicologia e uma infinidade de outras carreiras profissionais estão no pensamento de estudantes de ensino médio e cursinho que, em poucos dias, terão que decidir qual faculdade escolher na hora de fazer a inscrição para o vestibular. Nós sabemos que esse é um momento de muitas dúvidas. Afinal, a escolha de agora pode definir passos importantes ao longo da vida profissional. 

Para ajudar os estudantes que precisam escolher  em qual curso universitário se inscrever no vestibular, o Colégio Sigma promove de 15 de setembro a 9 de outubro de 2020 o Circuito de Profissões Sigma. Faremos uma série de lives pelo Instagram com 11 profissionais de diferentes áreas que compartilharão com o público suas experiências profissionais e também da época em que eram estudantes universitários (confira a programação completa ao final do texto). 

Informações para decidir a profissão

Fernanda Hatti, mantenedora do Colégio Sigma, observa no dia a dia da escola que os alunos têm muitas dúvidas sobre qual carreira seguir. Por isso, o Sigma oferece ao longo do ano uma série de atividades extracurriculares para apoiar essa decisão. Um dos focos é incentivar o autoconhecimento. Além disso, a equipe busca oferecer aos alunos informações relevantes para que possam descobrir a verdadeira vocação. Estabilidade profissional, realização pessoal e afinidade com o tipo de trabalho realizado são alguns dos critérios que devem pautar essa escolha. No programa de orientação profissional do Sigma, realizado em parceria com a psicóloga  Emirêne Tavares de Lima por meio do projeto Conecte-se, os alunos passam por uma série de etapas que vão ajudá-los a refletir sobre a decisão. Saiba mais.

Bacharelado ou licenciatura

Quando chegar a hora de marcar a opção de curso na inscrição do vestibular, muitos estudantes terão que optar entre bacharelado e licenciatura. Aqui no Blog do Sigma, Marli Carrion, da equipe pedagógica do Colégio Sigma, já falou sobre algumas referências curiosidades a respeito dos cursos e explicou a diferença entre bacharelado e licenciatura.

As opções de cursos são muitas, por isso é fundamental que o vestibulando conheça mais sobre o funcionamento da faculdade, as disciplinas que serão estudadas, a duração, a área em que vai atuar. E, sempre que possível, é importante conversar antes com profissionais já formados para saber sobre o mercado de trabalho, as habilidades demandadas e as possibilidades da profissão para ser mais assertivo na escolha da carreira.

Circuito de Profissões Sigma

Permitir aos estudantes que conheçam detalhes sobre o dia a dia das profissões é o objetivo do Circuito de Profissões Sigma. Serão 13 lives lives Inéditas para você ficar por dentro do mercado de trabalho, da grade curricular dos cursos, da área de atuação e dicas de como fazer a escolha da carreira certa. Confira o calendário completo das lives, que ocorrerão sempre das 19 às 20 horas. 

15/09 - Como escolher uma carreira? Quais habilidades que os empregadores levam em conta? Soft skills e processo de escolha com a psicóloga e orientadora Emirene Tavares

16/09 - Profissão em pauta: Medicina - Com o médico e professor Manoel Canesin 

21/09 - Profissão em pauta: Psicologia - Com psicóloga e professora Mayara Cavalheiro

23/09 - Profissão em pauta: Fisioterapia - Com fisioterapeuta e professor Vinicius Ossada

25/09 - Profissão em pauta: Arquitetura e Urbanismo - Com arquiteto e professor Lucas Raffo

28/09 - Profissão em pauta:  Design em Moda - Com designer e professor Nélio Pinheiro

30/09- Profissões do futuro- Quais profissões serão valorizadas, quais surgirão e quais tendem a desaparecer? Com professor e vice- presidente de Produtos da Pearson para América Latina Juliano Costa. 

01/10 - Profissão em pauta: Direito - Com advogado e  vice-presidente do Observatório de Gestão Pública de Londrina Rafael Carvalho

02/10 -Profissão em pauta: Publicidade e Propaganda- Com publicitário Bruno Binatti

05/10 - Profissão em pauta: Pedagogia - Com pedagogo e professor Thiago Rozante

07/10 - Profissão em pauta: Design gráfico - Com designer e empreendedor da marca Woodenland Design Ismael Gadelha

09/10 -Profissão em pauta: Biomedicina- Com biomédico e professor Thiago Nascimento