Loader

Blog

14 AGO Está se preparando para o vestibular? Saiba como manter o equilíbrio emocional

Está se preparando para o vestibular? Saiba como manter o equilíbrio emocional


“Deu branco”. Você já deve ter ouvido ou mesmo falado essa frase quando foi prestar o vestibular. É comum os estudantes ficarem tensos nos concursos e, apesar de estarem bem preparados, não conseguirem bons resultados. Por isso, é tão importante manter o equilíbrio emocional durante as provas, principalmente para os alunos do Ensino Médio que vão realizar o vestibular pela primeira vez. Para ajudar os vestibulandos, a psicóloga Andrea Valente, parceira do Colégio Sigma, fala sobre o tema e dá algumas dicas:

O emocional influencia o desempenho
Nem sempre o candidato aprovado em um teste é aquele que mais estudou ou o que sabia mais. Muitas vezes, destaca a psicóloga, o aprovado é aquele que conseguiu manter a calma, o equilíbrio emocional e, portanto, conseguiu analisar melhor a situação ou realizar a prova em tempo adequado. Aquele colega com bastante domínio da matéria pode ter ficado ansioso demais, esquecido o que sabia pelo nervosismo ou ficado inseguro.

Autoconhecimento
A soma de alguns fatores, que podem ser desenvolvidos ao longo da vida, contribui para o equilíbrio emocional. Autoconhecimento e autoaceitação são bons exemplos. Eles ajudam na superação de dificuldades concretas e emocionais que impactam a autoestima e a autoconfiança, essenciais para alcançar o sucesso nos vestibulares ou em qualquer outra área da vida. Resiliência e persistência também são pontos que podem ser desenvolvidos. 
  
Apoio psicológico para os estudantes 
Algumas pessoas, lembra Andrea, alcançam o equilíbrio emocional naturalmente no decorrer da vida. Para muitos outros, porém, é necessário pensar sobre o assunto e conquistar novas formas de se colocar perante os desafios. “Neste sentido, um apoio profissional pode ajudar os estudantes a passarem de maneira mais saudável pelo período pré-vestibular, além de contribuir para o desenvolvimento de suas habilidades emocionais, que certamente refletirão positivamente no seu futuro profissional”.

Quem recebe apoio emocional tende a passar pelo período pré-vestibular – e até pelo início da vida universitária – de forma mais leve e feliz. Isso significa menos estresse e sofrimento. Pensar sobre si mesmo, alerta a psicóloga, sobre suas dificuldades e potencialidades, impulsiona as chances de aprovações no vestibular e dá a chance para que o adolescente tenha uma transição mais centrada para a vida adulta. “Em pouco tempo esses estudantes estarão inseridos em outro contexto, acadêmico e profissional, e quanto mais seguros em relação a si próprios, maior a probabilidade de se manterem firmes em seus propósitos e valores.” 
  
Bons estudos!