Loader

Blog

30 JUL Novo Ensino Médio será implementado no Sigma em 2022

Novo Ensino Médio será implementado no Sigma em 2022


Você é de exatas, humanas, biológicas ou prefere as linguagens? Quando a gente entra no ensino médio e começa a se preocupar com as escolhas para o futuro, esse debate sempre aparece. A proposta do Novo Ensino Médio, que começa a ser implementado no Brasil a partir de 2022, promete facilitar a trajetória dos estudantes rumo ao encontro da sua vocação.

 

A implementação do Novo Ensino Médio será iniciada no ano que vem de forma gradativa, apenas na 1ª série do Ensino Médio. Ou seja, se você está terminando o 9º ano e precisa decidir qual escola vai cursar em 2022, já pode observar como está sendo a implantação das mudanças antes de se decidir.

 

 Aqui no Sigma, nós já incorporamos algumas novidades antes mesmo da lei começar a valer. Com base nas diretrizes da BNCC (Base Nacional Curricular Comum) consolidamos a formação geral e, por meio dos Itinerários Formativos, incentivamos o protagonismo dos alunos, a construção de um projeto de vida paralelo aos estudos e o desenvolvimento de responsabilidade e autonomia sobre as escolhas. Esses conceitos continuarão sendo aplicados, mas de forma ainda mais sistematizada para o 1º ano. 

Leia mais:

Saiba como se adaptar ao Ensino Médio

Conheça as mudanças propostas pela reforma do Ensino Médio

Como vai funcionar o novo Ensino Médio

O modelo do Novo Ensino Médio traz uma nova organização curricular e a ampliação da carga horária mínima das atuais 800 horas para 1.000 horas anuais. Outra novidade serão os chamados itinerários formativos. Na prática, significa que todos os alunos receberão as aprendizagens essenciais na chamada formação geral e ainda poderão se aprofundar na área de sua preferência por meio dos itinerários.

As escolas poderão ofertar diferentes itinerários formativos que permitirão ao estudante escolher em qual área quer aprofundar seus conhecimentos ao longo do ensino médio. Eles podem variar conforme a realidade de cada escola, pautados nas diretrizes estaduais, de acordo com as necessidades e interesses dos estudantes. As redes de ensino terão autonomia para definir os itinerários oferecidos e, no Sigma, nós ofereceremos itinerários em todas as áreas do conhecimento.

Conheça as áreas do Novo Ensino Médio

1 - linguagens e suas tecnologias - aprofundamento dos conhecimentos relacionados às linguagens, sejam elas a língua portuguesa, línguas estrangeiras e linguagens digitais, corporais, artística, design, artes cênicas, roteiros e produções literárias.

2 - Matemática e suas tecnologias -aprofundamento dos conceitos matemáticos e sua aplicação em diferentes contextos. Inclui resolução de problemas e análises complexas (funcionais e não lineares), análise de dados estatísticos e probabilidade, geometria e topologia, robótica, automação, inteligência artificial, programação, jogos digitais, sistemas dinâmicos e etc. 

3 - Ciências da natureza e suas tecnologias - aprofundamento de diferentes conceitos científicos, o que envolve astronomia, metrologia, física geral, clássica, molecular, quântica e mecânica, instrumentação, ótica, acústica, química dos produtos naturais, análise de fenômenos físicos e químicos, meteorologia e climatologia, microbiologia, imunologia e parasitologia, ecologia, nutrição, zoologia e  outros.

4 - Ciências humanas e sociais aplicadas - aprofundamento dos estudos sobre relações sociais, modelos econômicos, processos políticos, pluralidade cultural, historicidade do universo, do homem e natureza e etc.

5 - Formação técnica e profissional - Propõe o desenvolvimento de programas educacionais voltados à qualificação profissional dos estudantes.